terça-feira, 17 de agosto de 2010

Revista ANTT

Lançada em novembro de 2009, durante o Congresso Anual da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino de Transportes), realizado em Vitória – ES, a Revista ANTT foi desenvolvida com o objetivo de servir como canal de comunicação, visando o intercâmbio do conhecimento produzido no âmbito da Agência Nacional de Transportes Terrestres com aquele elaborado em outras instâncias, sejam estas a academia, profissionais, pesquisadores independentes, empresas ou outras organizações que atuem nas áreas correlatas aos transportes terrestres e sua regulação.
Nossa primeira edição foi de caráter interno, privilegiando os trabalhos produzidos pelos servidores da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A partir deste enfoque, atingimos duas metas: treinar a equipe que conduz os trabalhos da Revista e, principalmente, favorecer a vazão de parte da imensa quantidade de trabalhos técnicos produzidos pela Agência.
A partir desta segunda edição, a Revista ANTT encontra-se aberta a contribuições externas chegando, em definitivo, a seu objetivo primeiro: proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre a ANTT e a sociedade, por meio dos diversos atores que produzem conhecimento.
Nesta edição, apresentamos artigos sobre questões ambientais associadas aos transportes, aspectos regulatórios – econômicos e jurídicos – das concessões rodoviárias e dos transportes de passageiros, regulação de transportes de produtos perigosos.
Contempla, ainda, uma entrevista com o senhor José Roberto Correia Serra, Diretor Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP, acerca dos investimentos correntes na modernização do Porto de Santos, o principal porto brasileiro. Em especial, sobre a interferência no setor de logística rodoviária e ferroviária de cargas.
Trazemos, ainda, uma reportagem sobre os centros de pesquisa associados a universidades – verdadeiros propulsores do conhecimento na área de transportes – que prestam serviços a entes públicos e privados, proporcionando o intercâmbio de experiências entre a academia e o mercado. Esta interação se mostra sintonizada com a linha editorial da Revista ANTT, que visa ser mais um canal de intercâmbio de conhecimento.
Por fim, agradecemos as contribuições recebidas e convidamos o público a participar cada vez mais, seja enviando contribuições, seja como membros de nosso Corpo Técnico, responsável pela avaliação dos artigos.
Boa Leitura!
Núcleo Editorial
Fonte: Revista ANTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário